#12.ART

Oct 2, 13 • EventosNo Comments

Screen Shot 2013-10-02 at 5.12.39 PMComeçou, nesta terça-feira, o 12° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: Prospectiva poética (#12.ART) organizado pela profa Suzete Venturelli, da UnB. O evento acontece nos espaços do Museu Nacional em Brasília com programação até dia 6 de outubro.

Amanhã, dia 3, 14h, participo da mesa Redes livres: sistemas biocibernéticos juntamente com Bruno Vianna (RJ), Guto Nóbrega (UFRJ), Hermes Renato Hildebrand (Unicamp) e Rachel Zuanon (AM-SP). Veja mais da programação do evento no http://medialab.ufg.br/art/programacao

E hoje, a partir das 19h, é a abertura da  Exposição de arte computacional EMMeio#5.0 que fica no Museu Nacional é dia 31 de outubro. Vale a pena conferir. Nós, do Ecoarte,  participamos com o projeto MA:RESMapeamento artístico: rota entorno de Salvador, um mapa conceitual do mar, seu imaginário, sua simbologia e seu impacto na vida dos moradores da cidade de Salvador.
Screen Shot 2013-10-02 at 5.43.19 PM

Mais informações sobre o #12.ART no http://medialab.ufg.br/art)

“O 12° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: Prospectiva poética (#12.ART) visa homenagear Walter Zanini, um dos maiores críticos de arte do Brasil. O subtítulo do evento, Prospectiva poética , traz para o presente, conceitos artísticos veiculados em eventos ocorridos entre 1973 e 1974, quando o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo apresentou pela primeira vez, no Brasil, trabalhos em rede, expostos pelo seu diretor.  Em conexão, envolve arte, ciência e tecnologia, para ampliar espaços de comunicações, palestras e mostras de arte, visando questionar, criticar e analisar o pensamento atual, sem esquecer o passado, na prospecção do futuro.

O #12.ART é composto por mesas redondas, palestra e exposição e será realizado pela Universidade de Brasília, contando com o apoio das instituições parceiras como UFG, USP, Fapes, Capes, CNPq, no mês de outubro do corrente ano.

Compreendendo que o surgimento de uma estética das artes de mídia em que as redes de máquinas, interface e sensores desempenham um papel cada vez mais papel importante no processo criativo, o #12.ART levantará questões relativas ao estado do artista e da natureza do trabalho.

O pesquisador, artista, professor ou estudante interessado em inscrever seu trabalho deve indicar, no ato da inscrição, em qual tema ele se insere. Os temas propostos são:

1. Cultura digital prospectiva.
2. Magia e tecnologia, arte e política.
3. A serviço ou contra a máquina funcional?
4. Arte em processo.
5. Redes livres biocibernéticas.
6. Histórias e teorias.
7. Instalações e intervenções no contexto urbano.
8. Música interativa.
9. Cenários em contextos.”

Tags: , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *