EICA 2013

May 31, 13 • EventosNo Comments

banner_ampliadoNesta semana apresentei o trabalho “Arte, DIY e Comunicação Ambiental. Estudo de caso do projeto Sensorium, do mar para o rio” escrito com Toni Oliveira no 2º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA) 2013.

EICA aconteceu em Aracaju, na Universidade Federal de Sergipe, como debate das questões socioambientais e com a proposta de criação de uma Rede Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (RICA)

“As recentes catástrofes de origem climática no Brasil e em outras partes do mundo deixam claro que a relação sociedade-natureza vem passando por um processo crítico, que nos obriga a repensar o meio ambiente não apenas como meio natural, mas também como o ambiente construído, frutos de complexas relações desenvolvidas ao longo do tempo e dos espaços. Nesse contexto, o papel da informação, da comunicação, da cultura e da mídia assume um lugar crucial, que ainda carece de muita reflexão e ação. É nesse sentido que o 2° Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental espera reunir professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados em debater e apontar caminhos para os dilemas socioambientais contemporâneos.”

photoNossa proposta foi trazer um relato das primeiras fases do projeto Sensorium, seu processo de criação e difusão do conhecimento técnico artístico.

Resumo:

Este artigo é um relato de experiência do projeto Sensorium: do mar para o rio do ponto de vista da criação do dispositivo para intervenção urbana e da documentação e comunicação deste processo como estímulo para outros projetos DIY (Faça você mesmo) ligados ao meio ambiente. As diversas formas de comunicação experimentadas pelo grupo Ecoarte-IHAC/UFBA para estabelecer uma ligação entre processo de construção da obra, os dados científicos por ela gerados e o fruidor, incitam uma conscientização e percepção do lugar onde vivemos, do nosso entorno e como vemos nosso território.

Veja artigo completo aqui: PDF ou versão HTML

Tags: , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *