IX Prêmio de Fotografia CNPq

Nov 7, 20 • Eventos, FotografiaNo Comments

Nessa semana, aconteceu a cerimônia de entrega do IX PRÊMIO DE FOTOGRAFIA – CIÊNCIA & ARTE do CNPq. Fui contemplada com o 2º lugar na Categoria I – Imagens Produzidas por Câmeras Fotográficas do IX Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, promovido pelo CNPq.

“A nona edição do Prêmio de Fotografia- Ciência & Arte já tem seus vencedores conhecidos. Uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Prêmio recebeu, nesta edição, 918 trabalhos, sendo 607 da categoria “imagens produzidas por câmeras fotográficas” e 311 da categoria “imagens produzidas por instrumentos especiais”. Concebido em 2011, o Prêmio de Fotografia tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de ciência, tecnologia e inovação e contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia.”
Links: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/9730806

Abaixo, vejam a foto premiada Tio Max de dentro d’água e uma descrição da imagem.

Como responsável pela divulgação científica do projeto “Biocomplexidade e Interações Físico-Químico-Biológicas em Múltiplas Escalas no Atlântico Sudoeste – PROANTAR 2019”, fiquei mais de um mês embarcada no Navio Polar Almirante Maximiano documentando o trabalho dos cientista e a vida a bordo. Em uma viagem do bote para levar pesquisadores à base brasileira, solicitei a permissão de ir junto mas não descer, somente fazer o trajeto do bote para gravar imagens sub. Com o bote lotado não foi possível pois os mergulhadores responsáveis pelo percurso ficam apreensivos. Mas depois de desembarcarmos os pesquisadores, eles me autorizaram a fazer as imagens que queria. Fiquei pendurada na proa do bote mergulhando a câmera e minha mão na água congelante da Antártica. A ideia era ter a percepção de dentro do mar desse lugar tão misterioso. A foto enviado ao prêmio é uma vista do navio feita nesse percurso. É meu próprio corpo sentindo o mar da Antártica.

Link do canal da SBPC no YouTube para assistir a cerimônia: https://www.youtube.com/user/canalsbpc

Tags: , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.