Cartografia Audiovisual Afetiva no SIIMI 2019

May 7, 19 • EventosNo Comments

Esta semana, em Buenos Aires, participo do SIIMI 2019 (VI Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas). Apresento o artigo “Cartografia Audiovisual Afetiva. Amazonas – A história de um rio” escrito em conjunto com as bolsistas do Ecoarte Andressa Melo, Ariane Silva e Monique Feitosa.

Resumo

Nossa proposta para o SIIMI19 é a apresentar o processo criativo e pesquisa do último projeto desenvolvido no grupo Ecoarte/UFBA – “Amazonas. A História de um Rio”, uma cartografia audiovisual afetiva. É uma coleção de vídeos curtos, documentação, visualização de dados, white board, rotoscopia, crítica ambiental e clipes de texto que criam uma narrativa audiovisual geolocalizada do rio Amazonas. O enredo dessa narrativa mapeada em vídeo foi a primeira expedição de canoa ao longo do rio Amazonas, de Santarém a Belém. Foram quase 1000 km de remo neste grande e misterioso rio. Umidade, calor, mosquitos, cansaço fizeram parte da grandeza dessa experiência de 11 dias para sentir o maior rio do mundo com nossos próprios corpos.

“Amazonas. A História de um Rio” tenta recriar essa experiência vivida durante a expedição e reúne sentimentos que temos sobre o rio com um pensamento crítico sobre o desmatamento, piratas, situação da população indígena e dados da Amazônia.

Palavras-chave: cartografia artística, audiovisual, rio Amazonas

Link em português:  http://amazonas.ecoarte.info/

Link em inglês http://amazon.ecoarte.info/

 

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.