Intervenção urbana: Exorcismo Urbano em Salvador

Sep 10, 12 • Eventos, Exposições2 Comments

Aron Krause Litvin (Estúdio Nômade), com quem já trabalhei anteriormente num projeto de Tecnologias Sociais, me chamou para participar do projeto Exorcismo Urbano fazendo ações em Salvador.

A cidade é um grande cenário de múltiplos acontecimentos. Alguns lugares ganham maior visibilidade, são bastante freqüentados e reconhecidos. Outros caem em descrédito, são esquecidos no tempo e por vezes até proibidos ou perigosos. Os mapas e guias, tradicionalmente, destacam os lugares que são valorizados na cidade, deixando tantos outros pontos cada vez menos lembrados. Esses se tornam anti lugares, territórios negativos, esquecidos pela memória coletiva e inutilizados pela sociedade. Exorcismos Urbanos é a possibilidade de você valorizar os anti lugares da sua cidade. Um mapa lado B feito por pessoas que vivem os espaços de corpo e alma e querem recolocá-los em um status de visibilidade. (http://exorcismosurbanos.com)

Convidei Wagner Pyter para fazermos juntos estas ações na cidade, Wagner participa de coletivos de intervenção urbana. Fomos, com a ajuda de Lenon Reis, quem nos conseguiu a máscara de gás e indicou a antiga fábrica de tecidos, fazer algumas ações no subúrbio ferroviário de Salvador. Fizemos 3 ações, abaixo coloco as informações.

Exorcismo Urbano, Salvador #1 Coreto da Praça São Brás, bairro Plataforma, subúrbio ferroviário de Salvador.

Os coretos foram construídos no século passado como espaço público para atividades de lazer, como palco para músicos e festas, mas também para abrigar manifestações políticas e sociais. Hoje em dia, estão em desuso e abandonados, perdeu-se o objetivo de ser este espaço circular de manifestação coletiva. Nosso exorcismo aqui é um chamado ao uso destes locais centrais como plataforma pública para manifestações das mais diversas. É um grito de reapropriação das ruas, das praças, dos coretos… (Karla Brunet)

Exorcismo Urbano, Salvador #2 Armazém abandonado ao lado dos trilhos do trem de Plataforma.

Ao chegar no local lê-se a placa “Propriedade da Cia Empório de Armazéns Gerais. Afaste-se”. Num cenário privilegiado, entre o mar da Baia de Todos os Santos e os trilhos do trem suburbano, este armazém abandonado está largado no tempo e espaço. A sujeira, o cheiro de merda, a decadência, fazem dele um lugar a ser exorcizado. Repensar o uso dos espaços urbanos e descaso das grandes empresas portuárias com a população local é nosso foco nesta ação. Aqui, meninos jogam futebol no terreno baldio, o mar vai pouco a pouco corroendo partes da antiga construção, a vegetação, por outro lado, começa a crescer no meio da sujeira e tenta engolir o espaço. E as autoridades locais? E a empresa dona do armazém? Que fazem? Escrevem: “Afaste-se”. (Karla Brunet)

Exorcismo Urbano, Salvador #3 Linha férrea no Subúrbio Ferroviário.

Os trilhos eram a alma do bairro, trouxe benefícios como feiras, iluminação elétrica, transporte público e a fábrica de tecidos São Braz. Atualmente, sofre com a falta de infra-estrutura e ausência do poder público. Plataforma deixou de ser referência pra cidade e tornou-se um símbolo da decadência dos bairros periféricos da cidade. Ainda há o clima de amizade como no interior: vizinhos reunidos no fim de tarde, nas portas das suas casas para bate-papo ou joguinho de dominó. Os filhos constroem suas casas próximas aos dos seus pais e solidariedade dos vizinhos sempre dispostos a ajudar nos mais diversos aspectos. (Wagner Pyter)

Veja também o post de Wagner sobre nossa ação de exorcismo urbano http://wagnerpyter.wordpress.com/2012/09/04/este-e-um-antilugar-que-eu-recomendo-voces-visitarem-atraves-do-exorcismos-urbanos-karla-brunet-e-wagner-pyter/

Tags: , , , , , , , , ,

2 Responses to Intervenção urbana: Exorcismo Urbano em Salvador

  1. […] urbana: Exorcismo Urbano em Salvador http://karlabru.net/site/eventos/urbano/ Share this:StumbleUponDiggRedditGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. Postado em […]

  2. […] Intervenção urbana: Exorcismo Urbano em Salvador http://karlabru.net/site/eventos/urbano/ […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *