FACMIL / LabMAM

Aug 21, 12 • Projetos1 Comment

Desde dezembro de 2011, sou a curadora pedagógica de um novo laboratório de mídias digitais, projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas – FACMIL/LabMAM no Museu de Arte Moderna da Bahia. Foram 6 meses de oficinas, encontros, palestras, discussões e práticas de criação em cultura digital. O projeto FACMIL realizou 8 cursos, divididos em duas turmas: uma de Iniciação, visando o público jovem, e outra de Formação Continuada, para artistas e produtores locais. Como forma de criação e dinâmica de oficinas, os cursos eram:

Roteiro e produção audiovisual – equipamentos, captação, som e iluminação, ministrado por Marcela Costa (convidado: Lucas Vianna)

Edição do audiovisual: programas e técnicas, por Wallace Nogueira e Marcelo Matos

Audiovisual, mídia locativa e mapeamento artístico, por Karla Brunet, Paulo Alcântara e Toni Oliveira.

Audiovisual e espaço, experimentações com vídeo mapping, por Toni Oliveira, Paulo Alcântara e Jarbas Jacome

Cinema, documentário & videoarte: semelhanças, diferenças e produção, por Marcela Costa (convidados: Josias Pires e Danillo Barata)

Linguagens do audiovisual e edição, Wallace Nogueira e Marcelo Matos

Audiovisual e espaço: mídia locativa e narrativa não-linear, por Karla Brunet, Paulo Alcântara e Toni Oliveira

Audiovisual e interatividade – experimentações com Arduino e PureData, por 3Ecologias (Ricardo Ruiz e Ricardo Brazileiro)

Também, convidamos artistas, pesquisadores, professores doutores para participar dos Encontros para debater sobre diferentes pontos da arte e cultura digital.  Foram nossos convidados: Christine Mello, Kátia Maciel, Claudio Xavier,  André Parente, Claudio Manoel, Gilbertto Prado, Yara Guasque, André Lemos, Tapio Makela, Suzete Venturelli e Nelson Pretto.

Esta semana, começamos a montar a exposição final dos trabalhos criados no Facmil/LabMAM. São 16 projetos coletivos realizados nas 8 turmas de oficinas. FACMIL inaugurou o LabMAM como um espaço de criação e inovação aberto a artistas e a comunidade em geral.

Tags: , , , , , , ,

One Response to FACMIL / LabMAM

  1. […] das oficinas juntamente com toda a equipe da Cardim e MAM fizeram com que esta etapa do FACMIL/LabMAM se concretasse. Depois de meses de atuação, mais um projeto que chega ao fim, com resultados […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *