Projeto “Jogo Descaminhar”

Jul 11, 17 • ProjetosNo Comments

Tendo psicogeografia e a arte de andar como ponto de partida, produzimos um jogo de tabuleiro artístico de criação colaborativa. O jogo foi baseado na experiência de mover-se por um lugar, neste caso, a cidade de Salvador, e sentir seu ambiente. É um jogo de arte baseado na estética ambiental, no flâneur e no experimentar a cidade como arte, como jogo. Trata-se da topofilia difundida por Yi-Fu Tuan, de apreciar o lugar, amando-o. Diferente de uma mera contemplação do lugar, este jogo pretende levantar questões de mobilidade, urbanismo, ambiente, estética e poluição.

Primeiramente, os colaboradores foram convidados a fazer um brainstorm, pensar sobre sua cidade e decidir quais as partes da cidade eram importantes para estar no jogo. Mais tarde, realizamos saídas de campo a estes lugares para recolher materiais/experiências. As trilhas de GPS destas saídas nos ajudaram a criar o mapa do tabuleiro do jogo. Os participantes do projeto fotografaram/desenharam objetos que encontrarem nestes percursos e tornaram-se parte do tabuleiro do jogo. Posteriormente, os objetos escolhidos como peças foram modelados e impressos em uma impressora 3D. Para tal trabalho, tivemos parceria com o IHACLab-i usando a impressora 3D e o espaço do laboratório. Em “Descaminhar”, temos objetivos competitivo-cooperativo e os movimentos de um jogador pode privar ou dar recompensas a todos os jogadores. O jogador neste jogo perceberá esta noção do todo, ele/ela também será capaz de ajudar outro jogador, distribuir seus ganhos, doar seus objetos/experiências na cidade.

Muitos jogos de tabuleiro tem o conceito de um caminho, de ir em um movimento. Uma grande quantidade deles tem o “movimento” como a ação principal. Tendo em vista nossos espaços geográficos, cartografia e mapas cognitivos da cidade de Salvador, criamos o desenho principal do tabuleiro, onde as ações e movimentos do jogo acontecem. Ao mesmo tempo, pensamos sobre as estratégias, objetivos e problemas a serem resolvidos durante o jogo. Os objetivos podem ser individuais ou coletivos. E as tarefas podem ser relacionados a desfrutar da cidade, resolvendo um problema, melhorando a situação ou criando uma experiência.

O jogo é composto por tabuleiro, cartas (desafio, narrativas, eventos e descrição do item), pinos, peças dos itens em 3D, marcador de hora, fichas e, por fim, a caixa juntamente com o manual com as regras. O tabuleiro ou módulos do jogo é composto por locais da cidade de Salvador que precisam ser desbloqueados ao longo da partida, são ao todo 30 módulos – bairros da cidade. As peças em 3D simbolizam os itens que cada jogador conquista durante a partida e as cartas nos guiam para os movimentos a serem realizados. Convidamos todos a jogarem Descaminhar, você pode baixar o material em download e criar sua versão impressa do jogo.

Veja mais sobre o jogo e baixe sua versão dele no http://descaminhar.ecoarte.info/

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *