Nesta semana, estou participando do TROPIXEL em Juiz de Fora e Ubatuba. Além das discussões, reuniões com a comunidade, grupos de trabalho, participei de dois painéis de discussão. Abaixo coloco informação sobre estes.
Em Juiz de Fora, 19/10
10:00/12:00 Mesa redonda “Perspectivas feministas para o ativismo em rede” – Maria ptqk (ptqk, Espanha), Karla Brunet (UFBA), Raquel Rennó (UFJF), Luciana Fleischman (Nuvem, estação rural de arte e tecnologia), Leila Lopes (panelladexpressao)
Local: auditório 1 da Engenharia
Em Ubatuba, 22/10, no Seminário Sincronizando – Escola Técnica – Centro Paula Souza (prédio da Unitau)
16h30 Painel Bioarte com Tapio Mäkelä (M.A.R.I.N, Finlândia), Karla Brunet (Ecoarte/UFBA) e Maria Ptqk (Ptqk, Espanha). Moderação de Raquel Rennó (PAEC/UFJF).
O Festival Tropixel – Arte, Ciência, Tecnologia e Sociedade vai reunir artistas, cientistas, ativistas e pesquisadores de diferentes lugares do Brasil e do mundo em Ubatuba e Juiz de Fora. Realiza-se de 17 a 19 de outubro (Juiz de Fora) e 21 a 25 de outubro (Ubatuba), abrangendo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A intenção do Festival Tropixel, parceiro brasileiro da rede de eventos internacionais Pixelache, é articular criticamente particularidades brasileiras na fronteira entre cultura e tecnologia – por um lado com referências científicas e teóricas, e por outro com práticas experimentais contemporâneas – em busca de futuros justos, sustentáveis e includentes.