Esta semana acontece em Brasília o #11ART – 11° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: homo aestheticus na era digital. São 28 mesas de debate sobre os diversos temas relacionados com a produção artística e teórica da arte e tecnologia no Brasil e exterior. Veja aqui o programa completo.
Na quarta, dia 3, participei da Mesa 5 Indicadores estéticos na era digital juntamente com Anna Barros (SP), Gilbertto Prado e Tatiana Travisani (USP), Tina Velho (EAV) e Yara Guasque (UESC). Fiz a palestra Arte e Geografia: cartografias artísticas do mar, onde apresentei as motivações teórico-conceituais das obras de cartografias do mar realizadas no grupo Ecoarte. Terminamos as apresentações da mesa com uma discussão sobre biotecnologia e arte, nanotecnologia e as implicações políticas e econômicas da arte digital. Durante a semana, também, foi recorrente a discussão sobre a inserção da arte e tecnologia no circuito da arte contemporânea, mercado da arte e arquivo digital.
Concomitantemente ao Encontro, acontece a exposição #11.ART onde podem ser vistos diversos projetos comentados e apresentados nas mesas de debate. Durante a abertura, no dia 3 de outubro, houveram performances e video projeções no espaço externo do museu (abaixo coloco algumas fotos). A exposição fica no Museu Nacional até dia 30 de outubro.