Nesta sexta, 3 de junho, participei do Encontro Milton Santos no IHAC/UFBA. Minha palestra foi depois da Leitura Dramática do Roteiro Cênico Milton Santos sob direção da professora Elisa Mendes Oliveira Santos. A abertura da leitura foi feita pelo diretor do IHAC, o professor Sérgio Farias, quem também participou como autor, juntamente com o professor Adalberto Santos que protagonizou um do personagens de Milton. Incrível, me emocionei ao ver o empenho e profissionalismo dos colegas, alunos e colaboradores. Nestas horas que reconheço o bom de estar num instituto interdisciplinar e com pessoas cheias de entusiasmo.
A Leitura Dramática do Roteiro Cênico Milton Santos é um projeto do grupo NITA (Narrativas Teatrais e Audiovisuais) que conta com os atores Jefferson Oliveira, Jussara Mathias, Gildon Oliveira, Mariana Freire, os professores Adalberto Santos, Sérgio Farias e Elisa Mendes, além dos bolsistas permanecer Andréa Moro e Elinéia Villares.
Logo após apresentação cência, na palestra “Arte, geografia e o pensamento de Milton Santos” falei sobre as noções de espaço, paisagem, território e geografia propostas por Milton Santos. Exemplifiquei estes conceitos com trabalhos artísticos de Jorge Luis Borges, Lize Mongel, Jeremy Wood, John Baldessari, Aram Bartholl, Christian Nold, Multiplicity, e outros.
Finalizei apresentando a instalação Geografias do Mar # Ilhas, onde trabalhamos com noções espaciais do mar e ilhas da região de Salvador, construindo uma cartografia artística destes lugares e percursos.