No encontro das terras… é baseado no livro Jangada de Pedra de José Saramago. Como o livro, a obra é um trabalho sobre identidade, sobre lugar, sobre território, sobre pertencimento e, acima de tudo, sobre encontros.
É uma obra conjunta de duas artistas brasileiras que possuem essa ligação cultural com a península ibérica, que são estrangeiras e locais ao mesmo tempo. E que se encontram neste lá e cá.
As fotografias impressas em canvas são imagens dessa terra refletida no mar, vislumbre do antigo continente do fluido do mar. O mar das imagens é o mar da Galícia, um território fronteiriço entre Portugal e Espanha, onde a língua e a cultura mesclam as referências dos dois países, é uma fusão, um reflexo um do outro.
Um dos bordados é a silhueta da Península Ibérica e o outro a silhueta da América Latina e África. O desenho bordado que faz parte da obra, o ponto já não forma mais a linha; as linhas douradas são as que vão formando os pontos; pontos de encontros e desencontros que são refletidos nas diferentes culturas que estão representadas na obra.
Artistas: Bia Santos e Karla Brunet
Um pouco do processo:
Obra exibida na exposição coletiva Saramago 100anos, em homenagem ao centenário de José Saramago no espaço cultural @meateliedafotografia, organizada por Mario Edson S. Oliveira.