Narrativas Digitais [2010–]
http://narrativas.ecoarte.info/
O projeto “Narrativas Digitais para a participação comunitária na gestão de ecossistemas costeiros” é uma atividade de extensão associada ao projeto de pesquisa “Arte, tecnologia e meio ambiente”, coordenado pela Profa. Dra. Karla Brunet. A ação foi idealizada junto ao Grupo de Pesquisa Recursos Marinhos e Pesqueiros da Universidade de Coruña (Espanha), sob a representação do Prof. Dr. Juan Freire. Para a realização desta primeira fase aqui relatada, o projeto contou com o apoio financeiro da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID), através do Programa de Cooperación Universitaria e Investigación Científica. Além disso, foram firmadas parcerias no município de Cairú com a prefeitura local, Campus de Extensão da Universidade Federal da Bahia (Campus UFBA-Cairú) e a Casa Familiar do Mar (CFM).
As atividades desta fase em Garapuá/ Cairú/ Bahia/ Brasil objetivaram documentar aspectos diversos de comunidades pesqueiras do Baixo Sul do estado, sob a perspectiva de jovens moradores da região e do próprio local documentado. O evento foi realizado em Garapuá (comunidade escolhida a partir de reuniões com os parceiros locais envolvidos), nos dias 6, 7 e 8 de abril de 2010.
O projeto prevê ainda a realização da mesma ação, no mês de julho, em Aguiño, comunidade pesqueira espanhola. A ideia é que, através das narrativas geradas em cada localidade, as comunidades possam conhecer a si mesmas um pouco mais e perceber aspectos comuns e de distanciamento entre elas. Desta forma, o Narrativas Digitais pretende contribuir para a conscientização/ afirmação da identidade comunitária em Garapuá e Aguiño.
Para o desenvolvimento das atividades do Narrativas Digitais, contamos com uma equipe de 13 pessoas divididas entre as seguintes funções: coordenadores gerais, instrutores das oficinas, observadores e documentadores do processo. Foram realizadas quatro oficinas: vídeo, foto, áudio e mapa. Cada uma delas contou com dois instrutores e quatro jovens participantes.
O público participante do evento foi formado por jovens entre 16 e 18 anos, estudantes da Casa Familiar do Mar (CFM). O desenvolvimento coletivo e colaborativo das oficinas evidenciou uma metodologia eficiente, já que possibilitou a interação entre os participantes, moradores da comunidade e pesquisadores, gerando o intercâmbio de conhecimentos e referenciais.
Como resultados da ação podem ser apontados: 1) Início de um intercâmbio maior entre os jovens da CFM e a comunidade de Garapuá; 2) Afirmação da articulação dos participantes como um grupo; 3) Produção de material audiovisual sobre diversos aspectos da comunidade de Garapuá: lazer/ turismo, infraestrutura, atividades econômicas, histórias de vida, ecossistema e propriedade da terra.
Desta forma, a documentação produzida na ação em Garapuá representa um rico material sobre a comunidade, que será desdobrado em produtos diversos: booklets com material (foto ou frame) produzido por cada um dos jovens participantes; booklets com o rosto de cada uma das fontes entrevistadas; DVD interativo com clipes de vídeos que reunam os temas levantados. A ideia é que esses resultados retornem para a comunidade, além de serem distribuídos nas escolas públicas do Baixo Sul da Bahia.
Mais informações sobre o desenvolvimento do projeto estão disponíveis no site: http://ecoarte.info/narrativas/