Mostra Ecoarte. Arte e Tecnologia – Festival Visiopontos

Dec 5, 12 • Eventos, ExposiçõesNo Comments

Fomos convidados pelo VISIOpontoS – Festival de Artes Visuais para participarmos do evento fazendo uma exposição na Galeria ACBEU.  No grupo Ecoarte fizemos uma seleção de obras para apresentar no festival. A ideia foi uma exposição estilo “mostra” dos trabalhos que desenvolvemos nos últimos dois anos. As obras exibidas foram:

Ma:res – Mapeamento Artístico: rota do entorno de Salvador
O projeto Ma:res é um mapeamento artístico do mar do entorno de Salvador, a cidade onde vivemos. É um mapa conceitual do mar, seu imaginário, sua simbologia e seu impacto na vida dos moradores da cidade. Ma:res fala sobre a forma como este mar é visto e sentido, sua espiritualidade, sua força, seu impacto.

Desafio (vídeo)
Desafio é um curta-metragem sobre a travessia a nado Mar Grande – Salvador. É uma releitura do mar e o que este representa para cada um. O desafio desta travessia vai além da força e superação física, fazendo do mar um canal para repensar a vida e entender o ser humano e a natureza.

Limítrofe (vídeo instalação)
Como parte do projeto Geografias do Mar, a instalação Geografias do Mar # Limítrofe é uma vídeo instalação criada através dos vídeos produzidos a partir do passeio de escuna a ilha dos frades, localizada na Baía de Todos os Santos. É uma obra enfocada no espaço limítrofe entre fora e dentro d’água, entre o céu e o mar, entre o mundo submarino e o mundo dos barcos, da superfície da água.

Porto (vídeo)

Porto nos fala da faceta dura do mar, da sua funcionalidade econômica e de transporte. É o concreto, o ferro, o duro em fronteira com o orgânico e turbulento do mar.

Making of Ecoarte (fotografias)

No monitor do making of do Ecoarte mostramos diversas fotos do processo de criação do grupo, das viagens para coleta de dados, das filmagens e das experimentações no lab no IHAC/UFBA.

Instalação Geografias do Mar # Ilhas (vídeo documentação da instalação interativa)

Geografias do Mar é um projeto de arte e tecnologia que explora a visualização de dados e a experimentação do mar.  O vídeo apresentado na Mostra Ecoarte documenta a instalação interativa na qual a base da navegação foi um mapa artístico projetado no chão, onde vídeos, gráficos, números, palavras, áudios e fotos são acionados dependendo da posição do fruidor neste mapa. A narrativa  foi recriada pela exploração das trajetórias e rotas de viagens no mar.

Sombra/Reflexo (Vjing)

Sombra Reflexo é uma representação da noite de diversas grandes cidades projetada no espaço fechado da galeria de arte.  A ideia é trazer para o “cubo branco” essa noite subjetiva, tocando o imaginário de cada um, deslocando para a galeria o cotidiano do vagar por noites que não são partes do nosso dia-a-dia. As imagens de Salvador, Nova Iorque, Malásia, Caravelas, Souza… se misturam e sobrepõe em tempo real onde o artista (aqui o VJ que manipula as imagens) recria a noite indecifrável. Ao ver essas projeções nos perdemos sem saber onde estamos.

EntreMuros (Instalação interativa)

Entre Muros é um projeto experimental sobre a cidade, a metrópole, a poluição sonora, a falta de verde, a degradação e o concreto. Cada vez mais nos sentimos cercados por muros nas grandes cidades. Mesmo em cidades litorânea como Salvador, onde se pode ver o horizonte no mar, ainda temos a sensação de estarmos cercados por concreto e ruídos por todo lado. Este projeto, Entre Muros, fala desta sensação de forma interativa.

Tags: , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *