Parcipação nas mesas do Panoramas 2021

Jun 19, 21 • EventosNo Comments

Nos dias 15 a 18 de junho, participei do Panoramas 2021 com duas falas, uma foi a apresntação do artigo Rios da memória: cruzamentos e movências do imaginário amazônico escrito com conjunto com Laura Castro e, também, como convidada da mesa “Open Space: Redes de Co-pesquisa e Co-criação em Arte, Ciência e Tecnologia”. Abaixo coloco informações das mesas, resumo do artigo e links do evento.

Participação na mesa Instalaciones
MEDIAÇÃO: Karla Schuch Brunet

  • Enaction, Immersion and Performance in Interactive Installations. Autores: Artemis Sanchez Moroni e Jônatas Manzolli
  • B1/0-tropismo: Entre a rede maquínica e a natureza. Autor: Artur Cabral Reis
  • Rejeitorio: Uma videoinstalação interativa acerca do impacto humano recente sobre o Rio São Francisco. Autores: Inês Regina Barbosa de Argôlo, Bruno Miguel dos Santos Mendes da Silva e Gabriela Borges
  • Rios da memória: cruzamentos e movências do imaginário amazônico. Autores: Karla Schuch Brunet e Laura Castro


Rios da memória: cruzamentos e movências do imaginário amazônico
Resumo:
Esse artigo é fruto de uma pesquisa em processo, uma colaboração artística sobre água, ensando na água como um espaço de memória, tanto de memórias individuais quanto memória coletiva. Partindo da água, neste caso os rios, como linha de ligação entre nossas histórias, o que vivemos e como nos conectamos. É um encontro da mídia arte, do vídeo e da poesia. A água é esse fluido de conexão, conexão com o mundo, com a natureza. Nos rios ficam impressas memórias ancestrais, narrativas misteriosas do ciclo da vida, das transformações do planeta. Ao olharmos um rio – neste caso o Rio Amazonas como ponto central – nosso desafio aqui é também escutá-lo como quem escuta um avô ou uma avó. Como um arquivo andante, ele corre levando memórias contra o esquecimento.

Participação na MESA ESPECIAL “Open Space: Redes de Co-pesquisa e Co-criação em Arte, Ciência e Tecnologia”
Mediação: Lilian Amaral (Media Lab BR / RIADE)
Participantes: Marcos Umpiérrez (IENBA-UDELAR / RIADE), Karla Brunet (UFBA) e Suzete Venturelli (UnB/UAM).

Resumo de minha fala:

Essa comunicação abordará práticas de co-pesquisa e co-criação no contexto da arte e ciência nas pesquisas desenvolvida tanto na Antártica quanto na Baia de Todos os Santos. São exemplos de criação de visualização de dados, vídeo arte, cartografia sonora, realidade aumentada e performance audiovisual frutos de minha colaboração com físicos, químicos, oceanógrafos, biólogos e engenheiros. O meio ambiente – especialmente o aquático – é tema central de minha pesquisa artística e aqui é retratado nessas colaborações e produções artísticas.

Panoramas reúne três eventos internacionais, buscando estabelecer uma visão ampla do que ocorre nos cenários das artes, das mídias, das tecnologias e da cultura. SIIMI – VIII Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas -, #20.ART – 20o. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia -, e BunB – 8vo. Balance-Unbalance – se unem para estabelecer um panorama do estado da arte da pesquisa e das tecnologias sociais voltadas para a sustentabilidade, para as artes e para a cultura digital.

A edição de 2021 será realizada na Universität Politècnica de València, na Espanha, e é organizada pela Universität Politècnica de València (ES), Rede Media Lab/BR (UFG, UnB, Unifesspa e PUC-Campinas), e Balance-Unbalance (rede internacional BunB).

O evento está organizado em conferências, comunicações, painéis, workshops e exposição de arte, em ambientes digitais e físicos, tendo um dispositivo panorâmico como suporte para trabalhos específicos para o formato.

Tags: , , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.