VI Simpósio Nacional da ABCiber

Nov 9, 12 • EventosNo Comments

Nesta semana participei do VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura(ABCiber), realizado na Feevale, Novo Hamburgo. Este ano, o simpósio teve como tema o “Entretenimento Digital”, foram diversas mesas, palestras, debates e apresentações de trabalhos nos 3 dias do evento. Maira BegalliLuciana Fleischmane eu propusemos uma mesa temática intitulada Arte, experimentações tecnológicas e natureza: processos, produtos e espaços de criação como parte do Eixo 2 – Processos e estética em arte digital.

Nesta mesa pretendemos levantar uma discussão acerca dos projetos de arte e tecnologia que trabalham com questões ambientais e a natureza. Focamos nossa abordagem no processo de criação destes projetos, na importância da colaboração, da cultura hacker, do DIY (Do-it-yourself/ faça-você-mesmo), da metareciclagem, do circuit bending, da gambiarra eletrônica, do hardware e software livre. A interdiciplinaridade e transdiciplinaridade são pontos chaves deste debate, falamos de um arte que só pode ser criada com o cruzamento de diversas disciplinas. Entendemos a arte como parte da vida, a arte como vida e a vida como arte. Tanto as redes, os sistemas complexos e a natureza quanto a colaboração são parte destas expressões artísticas aqui abordadas.
Começaremos por uma discussão de uma análise dos projetos de interseção de arte, tecnologia e meio ambiente, tendo em vista o tipo de estética, de processos e tecnologias usadas para a fruição.  Logo, levantamos questões sobre a natureza, as relação do ser humano, a ecologia e a cultura. Concluiremos, com exemplos práticos de espaços e produtos artísticos resultantes destes processos.

Mesmo com o pequeno público, as discussões duraram a manhã toda. Começando por perguntas e um debate sobre a nomenclatura para este tipo de arte, como definir e “nomear” estas experimentações. Logo, discussões sobre a natureza, nossos usos e algumas pessoas do público fizerem seus levantamentos sobre projeções futuras do meio ambiente e a tecnologia. Terminamos com depoimentos e reflexões sobre as possibilidades e dificuldades de espaços como a Nuvem, hacklabs, medialabs e mobilelabs.

Tags: , , , , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *