Fomos convidados pelo VISIOpontoS – Festival de Artes Visuais para participarmos do evento fazendo uma exposição na Galeria ACBEU. No grupo Ecoarte fizemos uma seleção de obras para apresentar no festival. A ideia foi uma exposição estilo “mostra” dos trabalhos que desenvolvemos nos últimos dois anos. As obras exibidas foram:
• Ma:res – Mapeamento Artístico: rota do entorno de Salvador
O projeto Ma:res é um mapeamento artístico do mar do entorno de Salvador, a cidade onde vivemos. É um mapa conceitual do mar, seu imaginário, sua simbologia e seu impacto na vida dos moradores da cidade. Ma:res fala sobre a forma como este mar é visto e sentido, sua espiritualidade, sua força, seu impacto.
• Desafio (vídeo)
Desafio é um curta-metragem sobre a travessia a nado Mar Grande – Salvador. É uma releitura do mar e o que este representa para cada um. O desafio desta travessia vai além da força e superação física, fazendo do mar um canal para repensar a vida e entender o ser humano e a natureza.
• Limítrofe (vídeo instalação)
Como parte do projeto Geografias do Mar, a instalação Geografias do Mar # Limítrofe é uma vídeo instalação criada através dos vídeos produzidos a partir do passeio de escuna a ilha dos frades, localizada na Baía de Todos os Santos. É uma obra enfocada no espaço limítrofe entre fora e dentro d’água, entre o céu e o mar, entre o mundo submarino e o mundo dos barcos, da superfície da água.
• Porto (vídeo)
Porto nos fala da faceta dura do mar, da sua funcionalidade econômica e de transporte. É o concreto, o ferro, o duro em fronteira com o orgânico e turbulento do mar.
• Making of Ecoarte (fotografias)
No monitor do making of do Ecoarte mostramos diversas fotos do processo de criação do grupo, das viagens para coleta de dados, das filmagens e das experimentações no lab no IHAC/UFBA.
• Instalação Geografias do Mar # Ilhas (vídeo documentação da instalação interativa)
Geografias do Mar é um projeto de arte e tecnologia que explora a visualização de dados e a experimentação do mar. O vídeo apresentado na Mostra Ecoarte documenta a instalação interativa na qual a base da navegação foi um mapa artístico projetado no chão, onde vídeos, gráficos, números, palavras, áudios e fotos são acionados dependendo da posição do fruidor neste mapa. A narrativa foi recriada pela exploração das trajetórias e rotas de viagens no mar.
• Sombra/Reflexo (Vjing)
Sombra Reflexo é uma representação da noite de diversas grandes cidades projetada no espaço fechado da galeria de arte. A ideia é trazer para o “cubo branco” essa noite subjetiva, tocando o imaginário de cada um, deslocando para a galeria o cotidiano do vagar por noites que não são partes do nosso dia-a-dia. As imagens de Salvador, Nova Iorque, Malásia, Caravelas, Souza… se misturam e sobrepõe em tempo real onde o artista (aqui o VJ que manipula as imagens) recria a noite indecifrável. Ao ver essas projeções nos perdemos sem saber onde estamos.
• EntreMuros (Instalação interativa)
Entre Muros é um projeto experimental sobre a cidade, a metrópole, a poluição sonora, a falta de verde, a degradação e o concreto. Cada vez mais nos sentimos cercados por muros nas grandes cidades. Mesmo em cidades litorânea como Salvador, onde se pode ver o horizonte no mar, ainda temos a sensação de estarmos cercados por concreto e ruídos por todo lado. Este projeto, Entre Muros, fala desta sensação de forma interativa.